top of page
Curso de Extensão: Clássicos sobre a formação social brasileira

O grupo de estudos e pesquisas Marxismo e Políticas de Trabalho e Educação encerrou a primeira edição do Curso de extensão Clássicos sobre a formação social brasileira, promovido com a Chancela da Congregação da Faculdade de Educação e da Pró-reitora de Extensão da Universidade Federal da Bahia.

O Curso teve como eixo o estudo dos clássicos sobre a formação social brasileira considerando-se as principais teses destes intelectuais, a conjuntura em que foram formuladas e os debates que estavam travando com interlocutores.

As aulas ocorreram nas últimas semanas de cada mês, por nove meses, na forma de conferências de aproximadamente 50 minutos de duração seguidas de diálogo com os que participaram de cada aula trazendo as questões suscitadas por suas leituras.

A geração das aulas ocorreu pela plataforma Stream Yard e a projeções pelo canal do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo e Políticas de Trabalho e Educação no you tube, conforme programação amplamente divulgada.

Foram 607 inscritos, mas as aulas tiveram oscilação de público conforme o interesse no autor estudado ou no intelectual que a estava ministrando, chegando algumas destas aulas a mais de 1400 visualizações.

Resta um acervo de exposições e reflexões arquivado no Canal do Grupo M. T. E. no You tube, como um importante acervo para a iniciação ao conhecimento destes autores.

Entre as contradições destes tempos tão difíceis, nas contradições do trabalho remoto, da militância remota, do estudo remoto, que nos afastaram dos diálogos presenciais, vivenciamos uma interessante oportunidade para conhecer as produções de colegas que estão atuando como investigadores e formadores por dentro da Universidade Brasileira. Por esta razão nosso agradecimento muito especial pela disponibilidade aos professores Antonio Carlos Mazzeo, Carlos Zacarias, Marcos Del Roio, Quartim de Moraes, Rodrigo Perez Oliveira, Fernando Corrêa Prado, Gilcilene Barão, David Maciel e Carla Ferreira que se disponibilizaram generosamente a realizar as exposições que documentam a relevância dos intelectuais que discutimos e estudamos nesta primeira versão do curso. Agradecemos também aos professores Elson Moura, Itamar Santos, Ana Karen Oliveira, Jakeline Bonifácio e Maria de Fátima pela contribuição na coordenação das mesas e promoção dos debates.

O trabalho não está de forma alguma concluído. Fomos cobrados pelos clássicos que não abordamos; fomos cobrados pela pouca exploração das intelectuais mulheres que estudam e interpretam a formação social do brasil.

Aos que reivindicam a continuação desta formação, informamos que estamos nos preparando para um segundo ciclo de estudos a partir de março de 2021. Mas é fundamental destacar que estamos entrando num período de intensificação do trabalho com previsão de aulas presenciais e remotas que pedem pensar com calma o próximo período.

As aulas permanecem disponíveis pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCfpG5MbgSGEE0c10HXpiniw

Coordenação Geral:

Elza Peixoto – Professora Associada FACED UFBA – elza.peixoto@ufba.br – (51) 995727292

Jakeline Bonifácio – Professora do Curso de Serviço Social da Universidade Federal da Bahia

Yuri Carlos Costa dos Santos – Pós-graduando do PPGE FACED UFBA

Vídeos do curso

Aula 01 - autor Caio Prado Júnior

Professor: Carlos Mazzeo

Transmitido ao vivo em 27 de abr. de 2021

Aula 03 - Nelson Werneck
Professor: Marcos Del Roio
Transmitido ao vivo em 28 de jun. de 2021

Aula 05 - Sérgio Buarque de Holanda
Professor: Rodrigo Perez
Transmitido ao vivo em 25 de ago. de 2021

Aula 07 – Florestan Fernandes
Professora: Gilcilene Barão
Transmitido ao vivo em 27 de out. de 2021

Aula 02 - Gilberto Freyre
Professor: Carlos Zacarias
Transmitido ao vivo em 26 de mai. de 2021

Aula 04 - Octávio Brandão

Professor: João Quartim de Moraes

Transmitido ao vivo em 28 de jul. de 2021

Aula 06 – Ruy Mauro Marini
Professora: Fernando Prado
Transmitido ao vivo em 30 de set. de 2021

bottom of page